O truque é a peça onde as rodas do longboard são presas e são medidos em milímetros. Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Os trucks são compostos por cinco peças: base (que fica presa ao shape), trave e eixo (que prendem a roda), parafuso central (que prende a trave na base), e amortecedores (que dão a mobilidade aos trucks). Quanto maior for a trave, mais aderência o longboard terá. Por exemplo: trucks com trave de 180MM, ou mais, são mais indicados para velocidade. Trucks com 160MM são mais indicados para slides. Dependendo da modalidade é necessário a utilização de um truck específico. Para Speed, por exemplo, os trucks são projetados para oferecer maior velocidade possível com menor atrito e uniformidade do gasto das rodas. Para street a trave tem que ser muito resistente para agüentar os impactos. Já para downhill slide o angulo da base e da trave influenciam no desempenho das manobras.
Considerando que as dicas desse post valem para quem está iniciando no esporte, escolha um truck mais simples (básico de 160MM) que custa menos e a medida em que você for evoluindo adquira um que tenha mais a ver com seu estilo de andar e modalidade. Os trucks nacionais são muito bons e são uma boa alternativa custo/benefício.
A medida dos trucks também tem relação com o formato do shape que você escolher. Por exemplo: se seu shape for muito largo, um truck de 160MM pode ser muito pequeno e as rodas ficarão escondidas.
Rodas e rolamentos
Assim como em todo esporte, quanto melhor for o equipamento melhor será a performance. Por isso, as rodas e rolamentos têm total influência no desempenho de seu longboard. A grande maioria das rodas de longboard são fabricadas em poliuretano e na hora de comprar a sua, esteja atento aos seguintes fatores: dureza, tamanho e área de contato.
A dureza de rodas de skate e longboard é medida pela escala ASTM. Em resumo é o número acompanhado da letra “A”. Quanto maior for o número mais dura será a roda, quanto menor o número mais macia será a roda. Rodas macias têm mais grip (aderência) e rodas mais duras são mais soltas, escorregam mais. Por exemplo, uma roda 75A é mais macia que uma roda 86A, e assim por diante. Rodas com mais grip são adequadas para quem está começando pois dão mais estabilidade em curvas (não desgarram). Rodas com menos grip são mais adequadas para quem gosta de mandar manobras com slide e giro. Existem rodas intermediárias, que proporcionam grip e slides. A escolha da melhor roda depende muito do estilo que você quer desenvolver e de sua habilidade. Nós aqui do blog evom sempre gostamos de usar rodas intermediárias.
O tamanho da roda também é outro fator importante. O tamanho das rodas de longboard é definido em milímetros (MM). Quanto maior for o tamanho da roda maior deve ser a distancia entre o shape e os trucks, pois se você não tiver uma distancia mínima, ao fazer uma curva o shape vai ter contato com as rodas fazendo com que elas travem e você poderá levar um belo tombo. Para aumentar essa distancia é necessário o uso de Pads (que explicaremos abaixo). A maioria dos longboarders usar rodas com 70MM.
Área de contato, como o próprio nome diz, é a parte de roda de fica em contato com o chão. A área de contato de rodas de longboard também é medida em MM (milímetros). Quanto maior for a área de contato, mais aderência a roda terá.
Os rolamentos são fundamentais e existem diversas opções disponíveis no mercado. Pra quem está começando, rolamentos ABEC1 são mais indicados por sua resistência. Existem diversos rolamentos gringos que são recomendados para quem quer velocidade.
Pads
Pads são apoios que ficam entre o shape e os trucks. Os pads servem para aumentar a distância entre o shape e as rodas, fazendo com que a roda do longboard não encoste no shape quando você fizer uma curva.
Geralmente os pads são fabricados em plástico ou borracha. Dependendo do modelo de seu shape, obrigatoriamente terá que usar pads.
Essas são as dicas básicas para quem quer montar seu primeiro longboard e não sabe por onde começar. Caso vocês tenham alguma dúvida, deixem comentários nesse post que eu respondo aqui mesmo.
Não esqueça de usar equipamentos de segurança como capacete, luvas e joelheiras.
Go longboard!
Texto retirado do site "http://www.evom.com.br".
Nenhum comentário:
Postar um comentário